Ir para o conteúdo

Professores



E3 - proporção de professores por uso do computador e internet nas atividades realizadas com os alunos




E3 - PROPORÇÃO DE PROFESSORES POR USO DO COMPUTADOR E INTERNET NAS ATIVIDADES REALIZADAS COM OS ALUNOS
Percentual sobre o total de professores que costumam realizar a atividade1
Percentual (%) Ensino aos alunos a usar computador e Internet2 Pesquisa de informações em livros, revistas e/ou Internet3 Projetos ou trabalhos sobre um tema4 Produção de materiais pelos alunos5 Realização jogos educativos6 Contribuição com a comunidade por meio de projetos temáticos7 Aula expositiva8 Exercícios para prática do conteúdo exposto em aula9 Organização de atividades em grupo e trabalho colaborativo entre os alunos10 Debates, apresentações feitas pelos alunos para toda a classe11 Interpretação de textos12 Apoio individualizado a alguns estudantes para que possam alcançar o restante do grupo13
TOTAL 61 50 46 41 33 30 33 32 31 27 25 20
SEXO Feminino 62 51 44 39 31 30 32 32 31 26 24 20
Masculino 60 50 50 47 38 32 37 34 33 31 28 21
FAIXA ETÁRIA Até 30 anos 65 51 50 40 30 34 41 28 33 31 25 21
De 31 a 45 anos 61 51 45 40 33 29 34 35 31 27 27 21
De 46 anos ou mais 59 50 44 41 33 30 28 29 31 26 20 19
RENDA FAMILIAR Até 3 SM 55 40 34 29 28 23 29 27 26 28 18 13
Mais de 3 até 5 SM 65 47 37 36 26 24 32 30 25 25 24 19
Mais de 5 SM 61 55 52 46 37 35 35 34 36 28 27 23
RENDA PESSOAL Até 3 SM 68 46 42 33 33 29 33 29 30 29 25 19
Mais de 3 até 5 SM 52 52 45 45 30 31 33 35 31 27 26 22
Mais de 5 SM 68 53 51 43 36 30 34 31 33 25 23 20
REGIÃO Norte / Centro-Oeste 42 55 50 41 30 26 33 36 34 28 32 23
Nordeste 69 39 35 29 26 26 32 32 23 27 22 17
Sudeste 63 51 45 43 32 32 31 31 31 24 22 18
Sul 73 62 61 52 52 39 41 33 45 36 28 27
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA Pública Municipal 70 50 40 32 28 26 32 30 30 22 19 17
Pública Estadual 55 48 45 42 33 31 30 30 29 26 26 20
Total - Públicas 62 49 43 38 31 29 31 30 29 25 23 19
Particular 58 56 53 49 38 34 42 40 38 37 31 24
SÉRIE 4ª série / 5º ano do Ensino Fundamental 65 46 39 32 30 23 31 29 27 21 21 19
8ª série / 9º ano do Ensino Fundamental 65 54 46 44 33 35 31 32 33 29 24 21
2º ano do Ensino Médio 47 49 54 47 36 33 39 37 35 34 31 20
COMPUTADOR INSTALADO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Tem 61 54 49 43 35 33 35 34 34 29 26 21
Não tem 52 25 24 23 14 6 24 17 17 15 13 9
INTERNET INSTALADA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Tem 61 56 50 45 35 33 36 34 35 29 27 22
Não tem 55 31 27 25 21 16 24 24 18 19 17 12
  • 1 Cada item apresentado se refere apenas aos resultados da alternativa "sim". Dados coletados entre setembro e dezembro de 2012.
  • 2 Base: 456 professores que costumam ensinar os alunos a usar computador e Internet durante o tempo de aula.
  • 3 Base: 1 482 professores que costumam realizar pesquisas de informações em livros, revistas e/ou Internet durante o tempo de aula.
  • 4 Base: 1 388 professores que costumam realizar projetos ou trabalhos sobre um tema durante o tempo de aula.
  • 5 Base: 1 398 professores que costumam promover a produção de materiais pelos alunos durante o tempo de aula.
  • 6 Base: 1 133 professores que costumam realizar jogos educativos durante o tempo de aula.
  • 7 Base: 854 professores que costumam realizar contribuição com a comunidade por meio de projetos temáticos durante o tempo de aula.
  • 8 Base: 1 478 professores que costumam realizar aulas expositivas durante o tempo de aula.
  • 9 Base: 1 514 professores que costumam realizar exercícios para prática do conteúdo exposto em aula durante o tempo de aula.
  • 10 Base: 1 482 professores que costumam realizar a organização de atividades em grupo e trabalho colaborativo entre os alunos durante o tempo de aula.
  • 11 Base: 1 358 professores que costumam realizar debates, apresentações feitas pelos alunos para toda a turma durante o tempo de aula.
  • 12 Base: 1 361 professores que costumam realizar interpretação de textos durante o tempo de aula.
  • 13 Base: 1 342 professores que costumam realizar apoio individualizado a alguns estudantes para que possam alcançar o restante do grupo durante o tempo de aula.
  • Fonte: NIC.br - set/dez 2012